Compartilhe
Ajude nos a cuidar da nossa cooperativa. Em caso de desconformidade das normas DENUNCIE através da caixa de denúncias ou
LIGUE 0800 646 8801

Notícias

No mês em que CCGL fará distribuição dos resultados da indústria, produtores de leite da Cotribá destacam importância de poder participar das decisões e receber bonificação

Publicado em: 10 de abril de 2025
Categorias: Notícias

No município de Quinze de Novembro, a propriedade do casal Leonir e Doraci Budke, associados da Cotribá e produtores de leite CCGL, é um exemplo vivo da força do cooperativismo. Produtores de leite comprometidos com a atividade, eles celebram a chegada do pagamento da participação nos resultados da CCGL como um importante reforço para a sustentabilidade da produção e o futuro da família no campo.

A distribuição de resultados — que em 2024 totaliza R$ 28 milhões entre os produtores de leite que forneceram de forma ininterrupta ao longo do ano — representa um alívio em um momento desafiador para muitas propriedades, especialmente após uma safra de soja abaixo do esperado, como explica seu Leonir:

“Ah, isso chega numa boa hora, sim. E ainda mais que esse ano tivemos uma safra ruim da cultura do soja”, comenta o produtor. "Na cooperativa, nós produtores temos voz ativa e participação nas decisões. É um sistema que valoriza nossa opinião e nos permite contribuir democraticamente para o desenvolvimento da atividade."

Mais do que uma compensação financeira, o bônus do leite representa segurança e continuidade para as famílias rurais. Na casa dos Budke, isso significa manter os filhos por perto, garantindo que a atividade leiteira permaneça viva por mais uma geração. Para dona Doraci, essa é uma das maiores conquistas que a cooperativa ajudou a tornar possível:

“A mãe sempre quer ter os filhos por perto, né? E como eles estão seguindo o que nós conhecemos, né? Isso eu acho muito bom”, relata emocionada.

A relação de confiança com a cooperativa é de longa data. “A gente sempre foi cooperativista e segue nesse rumo”, afirma seu Leonir, demonstrando o orgulho de pertencer a um sistema que valoriza o trabalho no campo e contribui ativamente para o desenvolvimento local.

Além do impacto direto na renda das famílias, o pagamento da participação nos resultados também movimenta a economia das comunidades, melhora a infraestrutura dos municípios e fortalece o modelo cooperativo. Para a CCGL, reconhecer o esforço de cada produtor é também uma forma de estimular a permanência no campo e a construção de um futuro coletivo mais próspero.

*Sobre a participação nos resultados:* A Cooperativa Central Gaúcha (CCGL) anunciou a participação dos produtores de leite nos resultados da industrialização de lácteos, referente ao ano de 2024. O total é de R$ 28 milhões que será distribuído entre todos os produtores CCGL que forneceram leite de forma ininterrupta ao longo do ano de 2024 e que estiverem ativos no sistema de fornecimento à cooperativa no dia 23 de abril de 2025, data estipulada para o pagamento.


Galeria